Lançado em 1984, O Clube dos Cinco (The breakfast club), de John Hughes, conta a história de cinco adolescente que ficam em detenção em pleno sábado. Lá eles descobrem que tem mais em comum do que imaginavam. O filme nos faz refletir sobre diversas questões adolescentes, como personalidade e o seu lugar no mundo.

Considerada uma das maiores obras teen até hoje, a narrativa divide os personagens em arquétipos da cultura pop americana. São eles: o atleta, a patricinha popular, o nerd, a punk e o bad boy. O figurino assinado por Marilyn Vance (Curtindo a vida adoidado e Uma linda mulher) trabalha a personalidade de cada personagem/arquétipo refletindo nas roupas. A função primordial da figurinista é fazer com que cada peça dialogue com o espaço e o discurso de cada personagem adolescente. Vamos à análise:

6

Emílio Esteves é o atleta Andrew, personagem recorrente nos filmes adolescentes americanos. Andrew é popular, possui boa reputação, boas notas e um futuro brilhante no esporte. O vestuário do personagem é dividido entre azul e branco. As peças – como moletom, jaqueta college, tênis branco e jeans – fazem parte do figurino.  É típico “carinha” bonito da escola.

Outros personagens que pertencem a esse arquétipo são: Troy Bolton (Zac Efron de High School Musical), Zack (Freddie Prinze Jr em Ela é Demais) e Aaron Samuels (Jonathan Bennet em Meninas Malvadas).

O atleta Andrew

O atleta Andrew

Já Molly Ringwald, que dá vida a Claire, é a típica patricinha dos filmes adolescentes. Bonita, popular e superficial são adjetivos que se encaixam para Claire. O figurino da personagem é baseado em duas cores majoritariamente: rosa e marrom. Essas cores mostram a importância da ingenuidade da personagem. Ela usa tons rosa, cachecol branco, remetendo à pureza, saia longa e botas que captam o estilo romântico e fashion da adolescente dos anos 80.

curiosidades-sobre-o-filme-clube-dos-cinco-19848

Claire

Nesse contexto, Claire traz consigo a mágoa da sua família. As peças usadas pela personagem são um contraste do que ela realmente quer ser. Ela usa tais peças porque o círculo social que frequenta exige. Personagens que fazem parte do mesmo arquétipo de Claire são: Cher (Alicia Silvestone em As Patricinhas de Bervely Hills), Cady Heron (Lindsay Lohan em Meninas Malvadas) e Cindy Mancine (Amanda Peterson em Namorada de Aluguel) .

movie-quote-quote-the-breakfast-club-molly-ringwald-qif-Favim.com-996659

Se observarmos bem a cena em que os alunos se dispõem nas cadeiras da detenção, percebemos que todos os personagens sentam em locais diferentes. Porém, Andrew (Emílio Estevez) e Claire (Molly Ringwald) sentam no mesmo local. O arquétipo adolescente mostra a possível interação entre esses dois personagens na escola: ambos são bonitos, populares e o figurino conversa entre eles. Mais um clichê adolescente em que a garota popular da escola termina com o atleta bonito.

maxresdefault

John, interpretado por Judd Nelson, é típico bad boy presente em filmes e séries americanas. Ele desafia as regras da escola e desconsidera a ajuda alheia. Seu figurino é sempre desgrenhado: cabelo longo, sobreposições de peças, uso de xadrez, óculos e jeans. Seu estilo grunge “desorganiza” o ambiente considerado homogêneo dentro dos padrões sociais na escola.

Personagens conhecidos como bad boys na TV e no cinema: Damon Salvatore (Ian Somehalder em The Vampire Diaries) e Patrick Verona (Heath Ledger em 10 coisas que odeio em você).

o-THE-BREAKFAST-CLUB-570

John “O bad boy”

Brian, o nerd, arquétipo marcante na carreira de Anthony Michael Hall, não só nesse filme, mas também em Gatinhas e Gatões. O nerd do ator é a representação fiel desse estereótipo na TV. Ele é a cabeça do grupo: inteligente, astuto e observador. Seu figurino é baseado em apenas duas cores, verde e bege. O pulôver verde e a calça de tecido representam a insegurança do personagem e a total oposição do modelo de aluno que frequenta a detenção.

Personagens que fazem parte do mesmo arquétipo: Evan (Michael Cera em Superbad) e Rajesh Koothrapalli (Kunal Nayyar em The Big Bang Theory).

breakfast_club

O nerd e o bad-boy

Allison, interpretada por Ally Sheedy, é a aquela personagem sombria, punk misteriosa e observadora. Assim como o figurino de Claire e Andrew conversam entre si, acontece o mesmo com o vestuário dela e e de John. Eles representam os divergentes e estão à margem do grupo puro e correto da escola. Nesse sentido, o estereótipo é mais facilmente percebido do que os outros. As paletas de cores predominante no figurino da personagem são preta e cinza e sua indumentária é composta de peças sobrepostas, crochê e meias. A cor, nessa perspectiva, representa o humor da personagem, que muda durante o filme até chegar ao seu ápice na cena final de transformação.

ally-sheedy-breakfast-club

A misteriosa

Podemos observar o mesmo estereótipo que Allison nas personagens Janis Ian (Lizzy Caplan em Meninas Malvadas), Jenny (Taylor Momsen em Gossip Girl) e Tai (Britany Murphy em As Patricinhas de Beverlly Hills).

Breakfast-Club-Ally_610

A figurinista

Marilyn+Vance+16th+Costume+Designers+Guild+JzVr2gu_eHul

 

Marilyn Vance é uma famosa figurinista e produtora hollywoodiana. É conhecida pelo seu trabalho em filmes da década de 80 e 90 como Curtindo a Vida Adoidado (1986), de John Hughes, Os Intocáveis (1987), de Brian de Palma e a clássica comédia romântica Uma Linda Mulher (1990), de Gary Marshall.

Se você nunca viu esse clássico dos anos 80 então corre para ver! E prestigiar uma das melhores obras do mestre John Hughes.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Comentários

comments

Sobre o Autor

Maria Aparecida Borges

Estudante de jornalismo, aspirante a figurinista e fã incondicional de Grace Codington, Anna Wintour, Nina Garcia e Miranda Priestly. Frase favorita: "That's all" .

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.