A premiação mais importante do cinema se aproxima e muitos dos filmes indicados em diversas categorias buscaram inspiração em obras literárias que muitas vezes ficam esquecidas pelos cinéfilos. Listarei 5 livros que inspiraram roteiros de bons filmes que estão indicados em diversas categorias deste ano.

1 – História da sua vida e outros contos, de Ted Chiang

Lançado pela editora Intrínseca, o livro foi material base para o filme A Chegada. Com premissa voltada para ficção científica, a obra também consegue abordar segmentos de filosofia e linguagem. Com a belíssima atuação de Amy Adams e um roteiro que entrega muito mais do que promete, tem boas chances de vencer na categoria de roteiro adaptado.

2 – O Livro da Selva: As aventuras de Mogli, o menino lobo, de Rudyard Kipling

Trata-se de um clássico infanto-juvenil relançado por diversas editoras aqui no Brasil, tendo sido publicado originalmente em 1894, na Inglaterra. Tanto o livro quanto o filme indicado a melhores efeitos visuais contam a história de Mogli, um menino criado por lobos que vive na selva. A história já havia sido adaptada na década de 60 como animação pela Disney.

3 – Animais Fantásticos e Onde Habitam, de Newt Scamander

J.K Rowling, utilizando o pseudônimo de Newt Scamander, escreveu o guia/livro didático Animais Fantásticos e Onde Habitam que inspirou o filme de mesmo nome e que também concorre em duas categorias este ano, uma delas sendo a de melhor figurino. O filme se passa no mesmo universo de Harry Potter só que décadas antes e nos Estados Unidos.

4 – Um Homem Chamado Ove, de Fredrik Backman

Indicado na categoria de melhor filme estrangeiro e com obra literária homônima, trata-se de uma história inspiradora. Contando a vida de Ove, que tem 59 anos e odeia a geração recheada de café e internet. Para ele todos precisam assumir responsabilidades e trabalhar para ter seu espaço merecido.

5 – Uma Longa Jornada Para Casa, de Saroo Brierley

Inspirando o filme Lion – Uma Jornada Para Casa, tanto o livro quanto o filme compartilham a mesma riqueza e peso emocional. Ambas as mídias são baseadas na história real do autor Saroo, que se perde de casa quando criança e começa, já jovem, a sua busca interior e exterior por suas raízes.

Outras obras inspiradas por livros e que também figuram no Oscar deste ano são Moonlight, Silêncio Sully. Fica a nossa expectativa de cinéfilos e bookaholics para conferir cada leitura dessa lista preciosa.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Comentários

comments

Sobre o Autor

Vinícius Cerqueira

Jornalista em formação, fluente em baianês e entusiasta da sétima arte. Cheio de euforia e normal quando lhe resta tempo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.