O 8 de março já passou, mas as mulheres merecem homenagens todos os dias, assim como suas lutas por igualdade e liberdade devem também ser lembradas diariamente. Afinal, elas assumem, em geral, dupla responsabilidade ao desempenharem as tarefas domésticas e profissionais. São mães. São excelentes profissionais, tendo exatamente as mesmas faculdades mentais que um homem e, por isso, merecem receber o mesmo salário que eles. São exatamente tão humanas que merecem ter o mesmo direito que eles tem a seus corpos sem que isso implique em ofensas ou justifique um estupro.

Pensando nisso, que o Dia da Mulher é todo o dia, a Companhia Violetas, formada pelas atrizes Eleonora e Mayra Montenegro (mãe e filha, respectivamente) retomam, às 20h desta sexta e sábado (17 e 18/3), uma curta temporada do espetáculo Violetas no Teatro de Cultura Popular. A peça busca dar voz às mulheres, em especial aquelas sonhadoras solitárias que dedicaram suas vidas aos filhos e maridos e que, por isso, abriram mão até mesmo de alguns de seus próprios sonhos. O fio condutor da peça, segundo Mayra, é a história de sua própria avó, Dona Wilma, que é uma dessas muitas mulheres que se sacrificaram pela família de forma bastante amorosa.

Foto: Rafael Passos

O espetáculo parte da metodologia da mimésis corpórea a fim de propor uma reflexão sobre o papel da mulher, e a plateia tem um papel importante na peça, uma vez que atores e espectadores vão construir coletivamente uma reflexão, uma memória de esperança, de amor e lealdade, buscando um movimento que ajude as mulheres a passar de vítimas a autoras de si próprias.

SERVIÇO

Espetáculo Violetas

Dias 17 e 18 de março (sexta e sábado), às 20h

Teatro de Cultura Popular (TCP): Rua Jundiaí, 641 – Tirol

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Informações: (84) 3232-5307/ (84) 99100-5352

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Comentários

comments

Sobre o Autor

Vinícius Vieira

Sagitariano carioca que mora em Natal. Jornalista formado pela UFRJ e UFRN. Apaixonado por cinema, praia e viagens.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.