Originalmente, chamavam-se “bucaneiros” os piratas que atacavam os navios e cidades espanholas no Caribe e na América Central. O termo tornou-se comum e, no século XVII, foi usado para denominar os piratas que tinham formado fortalezas ou mesmo um sinônimo para “pirata”, ou seja, o aventureiro do mar de origem europeia que transitava pelo Caribe. A partir daí, já de cara temos um grande indício do território que percorreremos em “Bucaneira – Um Arriscado Resgate”, livro de autoria do aviador, músico e compositor Silvio Melo, que será lançado na próxima quarta-feira, 31, na Livraria Saraiva do Midway Mall.

As histórias de piratas sempre carregam consigo um fascínio pela aventura e mistério. Chega a ser difícil imaginar que as figuras de piratas existiram de fato e que boa parte das lendas se aproximam em muito de uma realidade que muitos têm grande curiosidade para desvendar. Outra característica dessas histórias é o fato de serem permeadas por figuras masculinas e raras vezes trazerem mulheres em posição que vá além da mocinha indefesa ou objeto de desejo sexual dos piratas.

Não é o que acontece no livro de Silvio Melo, onde a protagonista Anny Bonny é uma personagem que por vezes alimenta estereótipos apenas para desconstruí-los com sua ousadia, coragem e espírito de liderança em pleno século XVIII, período no qual a história é narrada. A emocionante narrativa é entremeada, ainda, por uma grande travessia que passa pela Costa Norte do Brasil.

Não é exagero dizer que o livro tem ares cinematográficos. O dinamismo, riqueza de diálogos, ações e personagens são tamanhos que é difícil não imaginar a obra transposta para as telonas. Outra característica do livro é o humor apurado. Apesar das suas 367 páginas, a leitura torna-se fluida e instigante devido à narrativa agradável trabalhada pelo autor, Silvio de Melo. Seguramente, uma experiência literária de ficção da melhor qualidade.

“Bucaneira – Um arriscado resgate” foi publicado pela editora portuguesa Chiado e será vendido ao justo preço de R$ 30. O evento de lançamento acontece às 19h e terá espaço para um bate-papo com o autor e sessão de autógrafos. Para saber mais, visite o evento no Facebook.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Bucaneira – Um arriscado resgate”, de Silvio Melo (Editora Chiado)
Na Livraria Saraiva do Midway Mall
Quarta-feira, 31, às 19h.
Valor: R$ 30

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Comentários

comments

Sobre o Autor

Andressa Vieira

Jornalista, cinéfila incurável, cineclubista e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Possui cursos na área de cinema e trabalhos em jornalismo cultural. Especialista em Cinema. É diretora deste site.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.