Junho chegou e nossas primeiras lembranças do mês nos levam imediatamente para as festanças de São João: as danças tradicionais, a fogueira e, obviamente, a comida DELICIOSA. Mas em Natal e em Mossoró, o mês de junho também evoca o cinema francês. Como assim? Além do país europeu também comemorar – inclusive com fogueiras – o São João no dia 24 de junho com a Fête de la Saint-Jean, as duas maiores cidades do estado recebem o Festival Varilux de Cinema Francês. As sessões especiais já foram iniciadas, mas a programação segue até o dia 14/6 na capital do oeste, no Multicine Partage do Shopping Mossoró, e até 21/6 em Natal, no Cinépolis Natal Shopping.

Os maiores astros do cinema francês estarão presentes na seleção, como Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet, Omar Sy, Cécile de France e Emmanuelle Riva, esta última falecida em janeiro deste ano. Separamos cinco filmes que estão em cartaz no RN e prometem cativar os espectadores. Confira a seguir!

Um perfil para dois (2017)

Uma comédia que tem tudo a ver com o nosso tempo, no qual utilizamos um celular para encontrar um relacionamento amoroso. Segundo a sinopse, Pierre, um viúvo e aposentado, não sai de casa há dois anos. Ele descobre as alegrias da internet graças a Alex, um jovem contratado por sua filha para lhe ensinar o básico da informática. Em um site de encontros, uma bela jovem cujo apelido é flora63 lhe propõe um primeiro encontro ao ser seduzida pelo romantismo de Pierre. Mas em seu perfil, o viúvo colocou a foto de Alex e não a sua. Pierre tem, então, que convencer o jovem a encontrar Flora em seu lugar.

Em cartaz no Cinépolis Natal Shopping nos dias 12/6 (14h), 14/6 (19h) e 20/6 (16h30).

Na Vertical (2016)

Na Vertical é a produção mais recente de Alain Guiraudie, que já ganhou dois prêmios importantes: a Queer Palm de Cannes em 2013 e o César de Ator Revelação para Pierre Deladonchamps pelo ótimo filme Um Estranho no Lago. Assim como no filme de 2013, o diretor retrata o sexo como temática, mas dessa vez acompanhado de camadas subjetivas que apresentam aos espectadores a natureza, a velhice, a morte e a complexidade da vida.

O filme conta a história de Leo, um caçador de lobos que, durante uma caminhada no sul da França, conhece Marie, uma pastora de espírito livre e dinâmico. Nove meses depois, nasce o filho dos dois. Sofrendo de depressão pós-parto e sem fé em Leo, que vai e vem sem aviso, Marie os abandona. Leo encontra-se sozinho, com um bebê para cuidar.

Em cartaz no Cinépolis Natal Shopping nos dias 12/6 (21h30) e 20/6 (21h30), e no Multicine Partage de Mossoró no dia 12/6 (21h30).

Uma Família de Dois (2017)

O protagonista de Uma Família de Dois é o ator Omar Sy, de descendência africana e vencedor do Cesar em 2012 pelo delicado Intocáveis. No novo filme, que alcançou 3 milhões de espectadores na França, ele interpreta Samuel, um homem que leva uma vida tranquila à beira-mar e nunca foi de ter muitas responsabilidades. Porém, vê tudo mudar com a chegada inesperada de um bebê de poucos meses, Glória, sua filha. Incapaz de cuidar da criança, corre para Londres, determinado a encontrar a mãe biológica da filha, mas, sem sucesso, decide criá-la sozinho. Oito anos depois, quando Samuel e Glória tornam-se inseparáveis, a mãe retorna para recuperar a menina.

Além de Sy, o filme tem outra figura conhecida: a atriz Clémence Poésy, conhecida por ter interpretado Fleur Delacour na saga Harry Potter.

Em cartaz no Cinépolis Natal Shopping nos dias 17/6 (19h) e 21/6 (14h), e no Multicine Partage de Mossoró no dia 14/6 (14h30).

Rodin (2017)

Rodin é a cinebiografia de um dos escultores mais conhecidos, responsável pela obra O Pensador. A história se passa a partir de 1880, quando o artista, embora já bastante conhecido, nunca tinha conseguido nenhuma encomenda do Estado. Esta oportunidade chega aos 40 anos de idade, com a escultura A porta do inferno. a Enquanto trabalha, ao lado da esposa Rose Beuret, apaixona-se pela aluna Camille Claudel, sua aprendiz mais talentosa, que se torna sua amante. Quando este relacionamento escondido acaba, Rodin muda radicalmente a forma de seus trabalhos.

Em cartaz no Cinépolis Natal Shopping nos dias 13/6 (16h30) e 18/6 (21h30), e no Multicine Partage de Mossoró no dia 13/6 (16h30).

Um Instante de Amor (2016)

O filme é estrelado por dois grandes nomes do cinema francês: Marion Cotillard e Louis Garrel, este último famoso por ter interpretado Theo no filme Os Sonhadores (2002). Em Um Instante de Amor, Gabrielle (Cottilard) está velha demais para permanecer solteira e é obrigada a casar-se com um viúvo frequentador de prostíbulos. Infeliz e incapaz de engravidar, Gabrielle viaja em busca de cura em águas termais e se envolve romanticamente com André Sauvage (Garrel), um militar casado.

Em cartaz no Cinépolis Natal Shopping nos dias 13/6 (14h) e 18/6 (19h), e no Multicine Partage de Mossoró no dia 13/6 (14h30).

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Comentários

comments

Sobre o Autor

Vinícius Vieira

Sagitariano carioca que mora em Natal. Jornalista formado pela UFRJ e UFRN. Apaixonado por cinema, praia e viagens.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.