Tem sangue latino correndo pelas veias abertas dos espaços culturais de Natal! Na próxima quarta-feira (26/07), às 19 horas, o espaço cultural ABOCA, juntamente com o Departamento de Ciências Sociais da UFRN, exibirão gratuitamente produções latinas como parte do projeto de extensão “América Latina no Cinema”. O espaço fica localizado na Rua Frei Miguelinho, 16, na Ribeira.

O evento preenche, na medida do possível, uma grande lacuna da cidade: a ausência de espaços/atividades sobre o cinema latino-americano, que aborda com precisão questões nossas, brasileiras, por causa das similaridades sócio-históricas. Os filmes em cartaz nesta quarta serão Pernambucanos – o Caribe que nos une, de Nilton Pereira, e Abraço de Maré, de Victor Ciriaco. Confira, a seguir, a sinopse dos dois filmes.

Pernambucanos – o Caribe que nos une

Pernambucanos – o Caribe que nos une é um documentário que fala sobre as similitudes culturais, musicais e religiosas entre dois espaços de matrizes africanas: Cuba e Pernambuco. Dois lugares da América Latina, distantes e conectados por uma intensa similaridade, apresentadas pela diretora de teatro Fatima Paterse e pela mãe de santo Bete de Oxum.

A concepção do longa teve início nas viagens do diretor Nilton Pereira a Cuba para fins acadêmicos cinematográficos na Escuela de Cine, em San Antonio de Los Baños. Neste período, ele percebeu as semelhanças entre Pernambuco e a ilha caribenha, o que o levou para uma intensa pesquisa sobre as ligações entre os povos.

Abraço de Maré

O potiguar Abraço de Maré narra a história de uma família que vive isolada nas margens do rio Potengi em Natal. Victor Círiaco assina direção, roteiro e direção de fotografia. O curta obteve 14 premiações e circulou por 15 festivais.

Serviço

Mostra América Latina no Cinema

Quando? 26 de julho

Hora? 19 horas.

Onde? Aboca Cultural – Rua Frei Miguelinho, 16, Ribeira

Evento gratuito

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Comentários

comments

Sobre o Autor

Vinícius Vieira

Sagitariano carioca que mora em Natal. Jornalista formado pela UFRJ e UFRN. Apaixonado por cinema, praia e viagens.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.